Dia Mundial da Propriedade Intelectual

O dia 26 de abril é um dia importante para a Vaz Marcas e Patentes. Nele, comemoramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, respaldado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), uma das 16 agências especializadas da ONU, criada em 1967, com sede em Genebra.

A propriedade intelectual tem papel fundamental na inovação, criatividade, desenvolvimento de tecnologias e novos produtos e serviços para o mercado. A proteção do conhecimento é um componente essencial da competitividade dos países.

Para quem não conhece, a instituição responsável por conceder a proteção de direitos de propriedade intelectual no Brasil, como patentes, marcas e desenhos industriais, é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão subordinado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com sede no Rio de Janeiro.

Segundo as estatísticas oficiais, no ano passado, o INPI recebeu mais de 230 mil pedidos para concessão de patentes, registro de marcas, registro de desenhos industriais, indicação geográfica, topografia de circuitos integrados e averbação de contratos de tecnologia. O número de patentes concedidas para 2018 subiu 77,4% na comparação com o ano de 2017. Em marcas, o aumento nos registros foi de 55,5% e, em desenho industrial, 40,3%.